CAPS de Igaporã realizou Dia de Luta Antimanicomial

Sábado / 23.05.2015

Por Samuel Gonçalves

Na última segunda (18) foi celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para defender um tratamento digno às pessoas com sofrimento mental, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Igaporã se reuniu na Praça Bernardo de Brito em frente à Prefeitura Municipal, onde organizaram atividades.

Na ocasião foram apresentados os trabalhos confeccionados pelos usuários nas oficinas terapêuticas, mostrando que o preconceito e a discriminação contra os portadores de transtornos mentais não condizem com sua capacidade e devem ser combatidos.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento lembra que todo cidadão têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadão.