Secelt realiza Censo Cultural nas comunidades do município de Caetité

Quarta / 14.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Na tarde dessa segunda-feira (12), agentes da Secelt estiveram visitando pessoas envolvidas nessas atividades. (Fotos: Direcom Caetité)

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt) está realizando em todo município de Caetité o Censo Cultural com o propósito de registrar os espaços, ações e pessoas envolvidas nas atividades culturais, folclóricas e de turismo. Esse trabalho tem o intuito de fomentar e potencializar essas práticas, reconhecendo a cultura do povo, bem como, incentivando a geração de renda. Na tarde dessa segunda-feira (12), agentes da Secelt estiveram visitando pessoas envolvidas nessas atividades.

Na Fazenda Chão Duro, na região da Cachoerinha, os agentes visitaram a senhora Maria de Souza, que com seu jeito modesto recebeu a equipe em sua residência. Dona Maria trabalhava com o barro, mas devido a problemas de saúde não trabalha mais, mas leva consigo o conhecimento adquirido com sua avó. Foi visitada, também, a casa de farinha do Seu Valdemir, na comunidade Lagoa do Vilão, onde uma equipe formada na maioria por mulheres, trabalham na produção artesanal de derivados da mandioca. Tradição passada de pai para filho: “Meu pai também trabalhava com a mandioca, aprendi com ele. Fazemos a massa e a farinha e levamos pra feira”, contou seu Valdemir. Por último, a visita foi na casa da Dona Silvana Santos na localidade da Ingazeira, que trabalha com leite e fabrica o queijo e requeijão. A matéria prima usada por ela é oriunda da própria comunidade e sua produção é comercializada na feira de Caetité. “Essa ação é importante para incentivar os produtores locais a continuarem produzindo”, explicou Dona Silvana.