Capacitação promovida pela UPB lota auditório em Vitória da Conquista

Sábado / 14.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

O UPB Capacita pretende visitar nove regiões do estado este ano. O município de Itaparica é o próximo a receber a capacitação nos dias 27 e 27 de julho. (Foto: Divulgação UPB)

A União dos Municípios Baianos (UPB) promoveu, na quinta (12) e sexta-feira (13), mais uma edição do UPB Capacita, o projeto leva palestras e orientações aos servidores municipais no interior do estado. A solenidade de abertura do evento, no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE), em Vitória da Conquista, reuniu autoridade políticas e cerca de 400 participantes de toda região sudoeste. Com foco na eficiência da gestão pública, o encontro discutiu licitações e contratos, rejeição de contas, captação de recursos, convênios, comunicação, soluções jurídicas e administrativas, planejamento urbano e regularização fundiária.

O presidente da UPB, Eures Ribeiro, comentou o momento difícil da economia brasileira e a queda de receita, agravada este mês pelos reflexos da greve dos caminhoneiros. “Temos que retomar nossa luta. Retornaremos ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) para concretizar a resolução sobre o índice de pessoal dos programas federais para quando chegar o final do ano não precisar demitir todo mundo mesmo com dinheiro em conta”, afirmou. Dando como exemplo a experiência de sua gestão como prefeito reeleito no município de Bom Jesus da Lapa, Eures aconselhou os prefeitos: “o grande segredo de governar é não dizer sim sempre. Temos que enfrentar os interesses pessoais, o clientelismo que é uma cultura enraizada nos municípios”, disse. As capacitações gratuitas oferecidas pela UPB aos municípios associados, orientou mais de 5 mil técnicos municipais no último ano. Representando o prefeito Herzen Gusmão, de Vitória da Conquista, que não pôde comparecer ao evento pela perda de um familiar, a vice-prefeita Irma Lemos lembrou que são os servidores que “dão sustentação ao trabalho do prefeito”. Ela acrescentou ao debate o alerta de ser esse um ano eleitoral que requer atenção redobrada dos agentes públicos na isonomia da gestão. “Conquista está acolhendo vocês hoje e amanhã e é a oportunidade de aprender. Temos que estar muito atento porque a cada dia somos mais cobrados e precisamos estar em alerta”.