SMT realiza ações de captura de animais em vias e alerta para os riscos

Domingo / 15.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura está estudando a revisão da Legislação Municipal, para que quem insista em deixar animais soltos possam ser responsabilizados de forma mais dura. (Fotos: Ascom PMG)

Nas últimas duas semanas do mês de julho, cerca de 20 animais foram apreendidos na sede do município e nos Distritos de Mutans e Ceraíma, segundo levantamento feito pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).  Nos últimos 18 meses, perto de 500 animais já foram recolhidos ao Curral Municipal, em sua maioria equinos, muares, asininos e bovinos, que rotineiramente causam acidentes nas vias urbanas e rurais. Para Eleuza Nogueira, diretora do órgão, Guanambi está entre os que mais capturam animais soltos na Bahia, fruto de trabalho árduo das equipes de captura. “O Prefeito Jairo Magalhães vem dando total apoio neste trabalho, e faremos novas ações para que diminua ainda mais este tipo de ocorrência”. 

A Prefeitura, através do seu Departamento Jurídico, está estudando a revisão da Legislação Municipal, para que criadores que insistem em deixar animais soltos possam ser responsabilizados de forma mais dura, quando forem flagrados na prática ilegal, pois com esta ação, assumem o risco de um acidente fatal. O Departamento de Comunicação está finalizando uma campanha de conscientização nos veículos de mídia, além de distribuição de material informativo em eventos do gênero, como cavalgadas, para que todos os proprietários auxiliem o poder público nesta luta de se evitar novos acidentes com animais soltos em via pública. A população também pode denunciar criadores que soltam animais no perímetro urbano ou perto de estradas, ligando para: 3451-5658, Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente; 99962-2108 e 3452-4611, SMT. “Contamos com o apoio da população, para que nos ajude e denuncie os criadores que insistem e soltar animais nas vias públicas”, salienta Rogério Mota, coordenador dos Agentes Municipais de Trânsito.