Primeira morte por H1N1 na Bahia foi registrada em Guanambi

Quarta / 05.11.2014

Por Maria Nunes

O Hospital Regional de Guanambi (HRG) é unidade de referência para 31 municípios da região (Foto: Maria Nunes/Tribuna do Sertão)

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia confirmou nesta terça-feira (04), que o paciente Juarez Oliveira da Silva, de 27 anos, morreu em decorrência da contaminação pelo vírus H1N1, popularmente conhecida como Gripe Suína. A vítima morava em Guanambi e foi internado no Hospital Regional no dia 14 de outubro e veio a falecer no dia 17, mas a confirmação do diagnóstico só ocorreu no dia 28. O Diretor do Hospital Regional de Guanambi, Dr. Ariovaldo Boa Sorte comentou o caso: ‘Assim que o paciente deu entrada, foram feitas as investigações, sendo que a princípio suspeitou-se de uma pneumonia lombar, mas mesmo assim foi colhido material para diagnosticar uma possível contaminação pelo vírus H1N1. O material foi encaminhado para Salvador e a confirmação chegou no dia 28’, afirmou.

O Diretor tranquilizou a população: ‘Já havíamos levantado a suspeita de que poderia ser um caso de contaminação por H1N1 e foram adotadas todas as medidas preventivas. Todas as pessoas que mantiveram contatos com ele, inclusive a família, já foram medicados. Havia mais dois casos suspeitos, mas os pacientes já foram tratados e encaminhados para suas casas’, afirmou.

‘Todo mundo tem medo de morrer e sendo esta uma patologia muito agressiva, é evidente que as pessoas ficam receosas em ter que procurar este hospital, mas não há por que ter este medo. Não há motivo para pânico. Se a pessoa sentir qualquer sintoma de gripe, com tosse, febre e falta de ar, deve procurar fazer os exames de rotina’, afirmou.